A implantodontia representa a grande revolução da Odontologia nos últimos anos.
Graças ao advento dos implantes, próteses com aspecto natural e com eficiência mastigatória semelhante a dentes podem ser fornecidas, devolvendo segurança, estética e autoestima para os pacientes.
Implantes são estruturas de titânio instaladas no osso alveolar (onde havia um dente). Quando colocados, permitem ao dentista montar dentes fixos sobre eles.
A depender da quantidade de implantes instalados, podem ser restabelecidos de um dente até toda a arcada dentária.
Para algumas pessoas, as próteses e dentaduras comuns são simplesmente desconfortáveis ou até inviáveis, devido a pontos doloridos, dificuldade de adaptação ou insegurança ao mastigar. Por outro lado, os implantes, por serem fixados no osso, oferecem um suporte estável para a prótese.
Esta fixação proporciona mais segurança e naturalidade do que pontes ou dentaduras convencionais.
Uma vantagem dos implantes é não ser necessário preparar ou desgastar um dente natural para apoiar os novos dentes substitutos no lugar.
Para receber um implante, é preciso que você tenha gengivas saudáveis e ossos adequados para sustentá-lo. Você também deve comprometer-se a manter estas estruturas saudáveis. Uma higiene bucal meticulosa e visitas regulares ao dentista são essenciais para o sucesso a longo prazo de seus implantes.
Quando não há estrutura óssea ou gengival suficientes, o cirurgião pode lançar mão de procedimentos de enxertia óssea. Nesse procedimento, usa-se biomateriais de altíssima tecnologia e que são totalmente biocompatíveis com o organismo. Dessa forma, pode-se reconstruir o osso que sofreu reabsorção severa ao longo dos anos.