A beleza é uma característica relativa. Nem sempre acreditamos que somos bonitos, e cada pessoa tem uma percepção diferente sobre nós. No entanto, há algumas proporções e medidas que, se corrigidas, tornam os traços mais harmoniosos e equilibrados. Em busca deste equilíbrio do rosto é que a Harmonização Facial (HF) se dedica.
Ela é um conjunto de intervenções estéticas realizadas na face. Estes procedimentos promovem o alinhamento e correção de ângulos da face, melhoram a harmonia entre os dentes e restantes características da pele, conferindo mais harmonia e beleza ao rosto e realçando as características já existentes.
O recurso pode ser obtido por homens e mulheres. Mas antes é preciso passar por uma análise facial com um especialista para saber quais os pontos podem ser melhorados no rosto.
Existem diversas técnicas, cirúrgicas ou não, que podem ser empregadas com esses objetivos.
As técnicas não invasivas mais utilizadas são:
– Preenchimento com ácido hialurônico (no queixo, ângulo da mandíbula, nariz, “maçã do rosto” e lábios). Esta modalidade serve para dar contornos, delineamentos e volumes exuberantes em locais específicos da face, conferindo características desejáveis.
A aplicação de toxina botulínica serve para amenizar rugas, distonias musculares e tratamentos de várias outras condições.
– A Lipo enzimática de papada é um método para redução da gordura localizada abaixo do queixo (papada). É realizada a aplicação de uma solução de Deoxicolato de Sódio em 4 sessões. Essa técnica promove a eliminação definitiva dessa gordura sem necessitar de cortes ou outros procedimentos mais invasivos.
Existem ainda as técnicas cirúrgicas que podem ser usadas a depender da necessidade de cada caso, entre elas destacam-se:
A Bichectomia (ver sessão a seguir), o LipLift (encurtamento do lábio para aumentar o volume do mesmo, aumentar a exposição dos dentes deixando o sorriso mais vistoso, e aumentar o volume no lábio), a Alectomia (redução da largura do nariz) e a Lipoaspiração da gordura submentual (papada).