Para quem se incomoda com o volume das bochechas e gostaria de ter o rosto mais magro existe a Bichectomia. É um procedimento que tem remove um corpo de gordura localizado na região geniana (bochechas), deixando o rosto mais fino e alongado.
Apesar de serem formadas por tecido adiposo, as bolas de Bichat não respondem ao emagrecimento, ou seja, elas continuam presentes mesmo que ocorra a perda de peso. Por questões genéticas, muitas vezes, essa estrutura é maior do que o desejado, causando incômodos estéticos ao paciente. Além da finalidade estética, a Bichectomia também é indicada para pacientes que, por terem as bochechas muito grandes, apresentam traumas e dores na mucosa, decorrentes de mordidas constantes.
Além disso, é um procedimento relativamente simples e minimamente invasivo. Por ser feito com anestesia local, é um processo indolor e o pós-operatório assemelha-se ao de uma extração do terceiro molar.
Os resultados também podem ser vistos rapidamente. Em aproximadamente 15 a 20 dias é possível conferir as primeiras mudanças e a remodelação total pode ser notada em 90 dias.
A cirurgia é bem simples e dura entre 30 minutos e uma hora. Com anestesia local, é realizada uma pequena incisão dentro da boca bem em cima da bola de Bichat em cada lado da face. Em seguida, é pressionado o lado externo da bochecha para que a gordura atravesse o corte e a mesma é removida com uma pinça.
Após a remoção, o cirurgião fará a sutura, que acontece internamente, sem deixar cicatrizes externas.