Comumente alguns dentes podem não adquirir o posicionamento correto na arcada dentária e muitas vezes podem se encontrar totalmente inclusos (dentro do osso).
O dente mais associado a essa situação é o Terceiro Molar (Siso ou dente do juízo). Normalmente não há espaço suficiente para ele erupcionar adequadamente na cavidade bucal e por isso podem causar inúmeros complicações.
Além dos terceiros molares, outros dentes também ficam inclusos com relativa frequência, a exemplo dos caninos inferiores.
Os principais problemas que estes dentes inclusos podem causar são: dor ou desconforto, inflamações recorrentes, infecções (algumas vezes graves), dificuldade de higienização no local e favorecimento de cáries, doenças periodontais, problemas ortodônticos (desalinhamento dos dentes), danos aos dentes vizinhos e patologias (cistos e tumores).
Caso esteja havendo algum dos problemas citados, ou seja identificada essa possibilidade antes que ela ocorra, a extração destes dentes será indicada.
A remoção dos dentes inclusos é considerada uma cirurgia e, portanto, é necessário que seja realizada por um profissional especialista, pois este estará mais preparado em termos de equipamento, habilidade, conhecimento e experiência, para fazer o procedimento com o máximo de segurança possível.