É o procedimento que visa estabelecer um padrão facial harmônico e proporcional em pacientes que apresentam alterações ósseas dos maxilares.
A cirurgia objetiva o reposicionamento da maxila e/ou mandíbula para que se relacionem melhor entre si e com o restante da face. Dessa forma, além de estabelecer uma oclusão estável (mordida bem encaixada), garante harmonia e proporção dos contornos faciais.
A Ortognática é considerada um procedimento estético e funcional, pois melhora as funções mastigatória, articular, respiração e fala, além dos benefícios estéticos e à autoestima.
Aqueles indivíduos que possuem uma relação discrepante entre os dentes superiores e inferiores têm indicação para a cirurgia.
Basicamente, a relação entre os maxilares pode ser do tipo classe II, quando a mandíbula é pequena e retraída, ou do tipo classe III, onde a mandíbula é mais projetada para a frente (“queixo grande”).
Ainda existem as assimetrias (onde os maxilares crescem tortos), a face longa (quando a maxila tem um crescimento vertical acentuado, causando muita exposição de gengiva) e a face curta, onde praticamente não há exposição de dentes mesmo durante o sorriso.
Cada padrão deste tem repercussões secundárias associadas e as mais comuns são a dificuldade mastigatória, disfunções e dores articulares, incompetência labial (dificuldade de selar os lábios em posição passiva), problemas para respirar (respiração bucal, roncos e apneia) e dificuldade de pronunciar alguns fonemas.
Além dos problemas funcionais citados, as queixas estéticas costumam ser importantes, pois muitas vezes causam extrema insatisfação com a própria aparência e constrangimentos sociais.
Eventualmente, indivíduos com pequenas discrepâncias podem ser tratados apenas com ortodontia (movimentações dentárias), no entanto o melhor resultado para a face como um todo só é conseguido através da cirurgia pela sua capacidade de alterar a posição dos ossos, onde se encontra o problema.
Pacientes sem problemas funcionais também podem ser beneficiar do procedimento para fins puramente estéticos para melhorar a autoestima e satisfação pessoal.
Acesse aqui e baixe agora mesmo a cartilha do paciente com todas as informações que você precisa saber.
Gostei bastante do seu blog. Legal o conteudo. Parabéns
🙂